Redes Sociais

Brasil

Após incêndio, base de pesquisa do Brasil na Antártica será reinaugurada hoje

Davy Albuquerque

Publicado

em

Após incêndio, base de pesquisa do Brasil na Antártica será reinaugurada hoje

A reinauguração da Estação Comandante Ferraz, a base de pesquisa do Brasil na Antártica, ocorrerá nesta quarta-feira (15) às 20h30. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, vai participar da cerimônia.

Inicialmente a reinauguração seria ontem (14), mas a cerimônia teve de ser adiada porque as condições climáticas impediram a chegada do vice-presidente e demais autoridades ao local.

Estação Comandante Ferraz pegou fogo em fevereiro de 2012

Estação Comandante Ferraz pegou fogo em fevereiro de 2012 – Divulgação/Maria Rosa Pedreiro/Universidade Federal do Paraná

A Estação Comandante Ferraz foi criada em 1984, mas em 2012 foi atingida por um incêndio de grandes proporções. Na ocasião, dois militares morreram e 70% das suas instalações foram perdidas.

O novo prédio, na Ilha Rei George, na Baía do Almirantado, foi erguido ao lado da atual base, que tem estrutura provisória.

O governo federal investiu cerca de US$ 100 milhões na obra, e a unidade recebeu os equipamentos mais avançados do mundo. No local, pesquisadores vão realizar estudos nas áreas de biologia, oceanografia, glaciologia, meteorologia e antropologia.

O Brasil faz parte de um seleto grupo de 29 países que têm estações científicas na Antártica. Essa presença é muito importante porque, de acordo com o Tratado Antártico, só quem desenvolve pesquisas na região poderá definir o futuro do continente gelado.

O vídeo a seguir, da Marinha do Brasil, conta o que é o Programa Antártico Brasileiro, o Proantar, e um pouco sobre a história da Estação Comandante Ferraz

Com informações, Agência Brasil.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Colunista político e editor-chefe do Conexão Política; Fundador do Movimento Brasil Conservador. Brasileiro com orgulho, cristão por convicção, política por vocação.

Parceiros

alan correa criação de sites