Redes Sociais

Artigo

Políticos ‘umbilicais’ e ‘políticos alta performance’

Alex César

Publicado

em

Políticos 'umbilicais' e 'políticos alta performance' 21
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil; Cristiano Mariz/VEJA

Acabou a era da fábrica de ‘políticos umbilicais’ — aqueles criados no seio da família, na qual foram treinados para pensar apenas em seus próprios interesses e naqueles que representem alguma possibilidade de ganho próprio — tipo um negócio passado de “pai pra filho”; são daqueles que buscam auto-proteção permanentemente, na tentativa de encobrir seus atos comprometidos com o que há de pior, dentre eles, a corrupção.

‘Políticos umbilicais’ são aqueles que percebem as necessidades do povo como ‘um detalhe’, como disse certa vez a ex-ministra da economia, Zelia Cardoso de Melo. Esse é o tipo de político que já deveria ter sido extinto da política, mas insistem em permanecer vivos dentro do sistema político brasileiro. Entretanto, esse tipo de político está perdendo seu espaço para um outro perfil: ‘políticos alta performance’.

Diria que esse termo aplica-se a todo aquele que trata a política não como um negócio ou meio de ‘sobrevivência’, mas como um caminho a ser trilhado com a finalidade levar a sociedade a altos níveis de desenvolvimento — através da educação e real oportunidade de trabalho, por exemplo.

Este é o perfil de político que o Brasil requer hoje, pois são pessoas que trazem em sua bagagem a certeza do político que eles não querem ser e o desejo de transformar a realidade da sua Nação. Isso já é um ganho fabuloso!

Eles têm garra, foco, metas e alvos: esses quesitos trazem marcas que os diferenciam em muito dos ‘políticos umbilicais’. E, diferente dos ‘políticos umbilicais’ , os ‘políticos alta performance’ carregam consigo um alto grau de comprometimento com seu propósito e possuem forte senso crítico sobre si mesmos no que tange à ética e seu comportamento — valorizando o caráter elevado na condução do seu mandato político. Os ‘políticos alta performance’ têm consciência plena de que precisarão sacrificar vontades pessoais para oferecer o melhor de si mesmos em prol de objetivos claros e desafios que estão diante deles. Esses são os políticos que precisaremos abraçar e apoiar — todos que desejamos ver o Brasil como uma nação respeitada no mundo.

Sejam bem-vindos, ‘políticos alta performance’!

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Pastor e Consultor de Seguro Saúde

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites