Redes Sociais

Artigo

O quê?

Francisco Teodorico

Publicado

em

O quê? 21

Certa vez o Prof. Olavo disse, ironicamente, que nem se explicasse uma ideia exposta, desenhasse a explicação, explicasse o desenho e desenhasse a explicação do desenho, o destinatário ao qual ele se referia conseguiria compreender.

Luciano Pires, do Café Brasil, também fez um desabafo nesse sentido em um dos episódios de seu podcast, dizendo que logo teríamos que usar a hashtag “#ironia” [10] quando nos utilizássemos desse tipo de texto.

O quê? 22

No dia 11 de Setembro passado, escrevi o seguinte post irônico:

“Sérgio Moro ameaçou mandar a Polícia Federal prender Paulo Guedes se ele não recriar a CPMF. E Tarcísio pressionou Salles e quer pavimentar toda a Amazônia para acabar com os incêndios. Tudo com aval do Bolsonaro. Pode acreditar, quem disse foi O Leitor.” [20]

Os indícios de uma ironia abundam no parágrafo como qualquer leitor mais atento pode perceber:

– Alguém em sã consciência, que acompanha as notícias diárias, acreditaria que Sérgio Moro mandaria a Polícia Federal prender Paulo Guedes por não criar um imposto?!

– Alguém acreditaria que o motivo seria a criação de um imposto que Bolsonaro diz, desde a época da campanha, que não criaria? E diga-se de passagem, ele já reafirmou inúmeras vezes que o Brasil não suporta mais aumento de carga tributária!

– Tarcísio pressionando Salles já seria um absurdo e como se não bastasse, para PAVIMENTAR TODA A AMAZÔNIA, para acabar com todos os incêndios??? Se um desatento tivesse feito uma leitura dinâmica, ao chegar nesse ponto já perceberia que o texto não é sério!

– Tudo isso com o aval do Bolsonaro. Paremos para pensar um pouco, só um pouco: que Presidente iria incentivar o atrito entre seus próprios Ministros? Quem em sã consciência implodiria a própria equipe?

– E para finalizar, os críticos de meu post devem ter passado alguns anos em Nárnia para não saber quem é “O Leitor”…

Fui “alertado” que agora eu poderia responder um processo por fakenews, chamado de louco, entre outras pérolas. Não acredita? Confira! O link está ao final desse artigo.

Você deve estar pensando: ah… mas devem ser pessoas que não tem muita cultura as que acreditaram no que você escreveu, não? E a resposta é assustadoramente negativa. Há até pós-graduados (confira as respostas e os perfis)! Como pode uma pessoa que concluiu um Mestrado, por exemplo, ser um analfabeto funcional que não consegue interpretar uma ironia? O Brasil é realmente o país da jabuticaba…

Ao menos com meus leitores daqui sinto-me seguro em terminar com uma ironia:

Viva Paulo Freire!

 


[10] Simplesmente ironia
[20] Tuíte irônico

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Pai, casado, católico, matemático, analista de sistemas, pós-graduado em Gestão de TI (USP), enxadrista, karatedoka, especialista em Gestão do Tempo.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites