Redes Sociais

Artigo

Conheça Friedrich Hayek

Athos Menezes

Publicado

em

 

“Um Gênio!” Diriam os ingleses e austríacos. Este é o primeiro vislumbre de um dos maiores economistas do mundo moderno, seu nome era Friedrich August von Hayek .

Friedrich Hayek era economista e filósofo. Nasceu em Viena no ano de 1889. Posteriormente participou da chamada “Escola Austríaca de Economia” consolidando o liberalismo e o pensamento da economia moderna. Diversas áreas de conhecimento utilizam os seus estudos e teorias, além da economia, direito, história, geografia, filosofia e ciências políticas, são alguns destes ramos.

Em 1974 recebeu o chamado prêmio Nobel da economia, por seu trabalho na teoria da moeda e flutuações econômicas e pena análise penetrante da conexão dos fenômenos econômicos, sociais e institucionais.

“Senhores, é nisso que nós acreditamos”, exclamou a recém-eleita líder da oposição britânica, enquanto batia com um livro sobre a sua mesa. O livro que ela tinha em mãos era Os Fundamentos da Liberdade, de F. A. Hayek.

No ano de 1984 tornou-se membro da OCH (Order of the Companions of Hounour) por indicação da rainha Elizabeth II, pelos seus serviços prestados a economia inglesa.  

A crítica de Hayek ao socialismo, em particular era a maneira pela qual a ideologia retira a liberdade econômica individual, tal liberdade sempre foi uma pedra angular no suporte intelectual da perspectiva dos governos de Thatcher. Embora seja fácil exagerar a importância de sua influência em questões puramente econômicas, o que chama a atenção nos documentos publicados pela Thatcher Foundation hoje é o respeito que Lady Thatcher e Keith Joseph tinham pelas opiniões de Hayek sobre questões políticas e como Hayek estava pronto a interpor questões políticas-públicas britânicas, entre outros meios,  através de cartas ao jornal The Times.

“De fato, pode haver pouca ou nenhuma dúvida para um observador desapegado de que os privilégios, então concedidos aos sindicatos, se tornaram a principal fonte do declínio econômico da Grã-Bretanha”.

Em 1991 recebeu a Medalha Presidencial Americana da Liberdade (US Presidential Medal of Freedom) pelo presidente George H. W. Bush.

E em 1992 faleceu aos 92 anos na Alemanha, mas seus feitos, bem como, sua contribuição teórica e prática para a economia no mundo são imortais!

Geografia (UPE) - Mestrado em Geologia (UFPE) - Engenharia Civil (Laureate Education) - Doutorando em Engenharia Civil (UFPE).

alan correa criação de sites