Redes Sociais

Artigo

ARTIGO | Força, honra e fé!

Antonio Nunes Barbosa Filho

Publicado

em

Dia desses, poucos dias passados, um ex-aluno me interpelou em privado buscando que o esclarecesse a respeito de uma frase que utilizara ao comentar uma postagem em determinada rede social. Não era uma simples frase de efeito, foi a expressão “Força, honra e fé!” que traduz valores de vida, motivos de vida e pelos quais e em razão dos quais viver.

Não me causa espanto que as gerações recentes, devastadas que foram pelos ideários que desprezam este viver, não consigam compreender o seu supremo significado. Diante de seu interesse, não me cabendo julgar se o que desejava saber era por mera curiosidade ou se porque plantara uma boa semente em terra que ainda poderia frutificar, passei à explicação…

Força, no sentido de enfrentar com coragem e determinação as adversidades, não se deixar abater por maiores que estas possam ser em razão de nossa diminuta dimensão humana. De trabalhar incansavelmente por um objetivo lícito, pelo bem pessoal, familiar, comum a todos, sem causar a ninguém algum mal deliberado, ainda que este caminho possa parecer mais fácil, tentador…

Honra, para ser justo, lutar por justiça, contra injustiças, respeitar para ser respeitado, ser honesto, defender a família com a própria vida, servir à pátria, ser exemplo aos filhos, para que possam, a cada dia, no hoje e no futuro, referir-se a você em associação a este sublime adjetivo e pautar o próprio comportamento por este, do qual jamais deveremos nos afastar.

E, por fim, mas nem por isso menos importante, ter a fé de que o divino o inspira em seus gestos e palavras, trazendo-o dentro de si, de modo inalcançável ou inatingível para todos os males que provenham de teu exterior, que blinda o teu ser, enquanto essência, fazendo do corpo simples morada. E que, ao final de tua jornada, ainda que te imagines em dívida para contigo mesmo e para com os teus semelhantes, encontrarás no Ser Superior o acolhimento e o perdão, da mesma forma que deverás proceder com os demais ao longo de tua vida.

Estes valores e modo de viver precisam ser resgatados individualmente, desde já, sem demora, para que possam crescem no seio das famílias e que, desta forma, possam se espraiar, ser disseminados por toda a sociedade. Não há outro caminho!

Mas, lembre-se: fé sem ação não existe, assim como força sem luta e nem honra sem gratidão.

Pense nisso! – acredito que ele entendeu o que significa para mim viver segundo estes preceitos intimamente relacionados e, talvez, faço votos que sim, daqui para a frente também para ele.

Saúde aqueles a quem estima com estas três palavras: “Força, honra e fé!”, e quando eles perguntarem a razão desta saudação, explique-lhes a mudança que estas promoverão em nosso viver. Seremos andorinhas prenunciando o verão.

Engenheiro por formação, professor universitário por vocação e escritor por paixão, Nunes é autor de livros técnicos e infantis. Premiado como contista pela Academia Pernambucana de Letras.