Redes Sociais

Análise

Raquel Dodge depende de Bolsonaro para renovar mandato na PGR

Marcos Rocha

Publicado

em

Raquel Dodge depende de Bolsonaro para renovar mandato na PGR 21
José Cruz | Agência Brasil

Na próxima segunda-feira (6) começará a abertura das inscrições para a eleição do cargo de procurador-geral da República.

Embora os critérios ainda não estejam muito claros e definidos, o processo de eleição promete ser um dos mais concorridos da história.

Acredita-se que, ao todo, 6 candidatos disputarão a cadeira de representante máximo do MPF.

Não é novidade pra ninguém que, há um bom tempo, a procuradora Raquel Dodge está com baixa popularidade na PGR.

O maior desafio de Dodge é conseguir votos para que seu nome conste na lista tríplice a ser enviada para o presidente Jair Bolsonaro.

Desde 2001 a ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) envia à Presidência uma lista com os três nomes mais votados pelos membros do MPU para ocupar a Procuradoria-Geral da República.

O presidente não é obrigado a respeitar a lista, mas desde 2003, a tradição tem sido a de nomear um dos três integrantes mais votados.

A expectativa da procuradora é que ela seja indicada pelo presidente da República à revelia, ou seja, sem precisar constar na relação de nomes.

Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro deixou em aberto a hipótese de ignorar os nomes indicados.

De qualquer maneira, a palavra final será do presidente da República, que posteriormente submeterá o escolhido(a) para aprovação do Senado Federal.


O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

CONTATO: [email protected] | Editor-chefe do Conexão Política, residente e natural de Campo Grande/MS, assistente de gabinete junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) e estudante de Ciências Jurídicas.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites