Redes Sociais

Ajude a evangelizar o mundo

Permanecendo firme e inabalável

Alex César

Publicado

em

Aléx César
Divulgação | Conexão Política

Quantas vezes você já pronunciou a expressão ‘eu não sou de aço’ para representar algo que realmente materializasse o sentido de que você já não ‘aguenta mais’?. Talvez, até mesmo pra justificar uma ‘explosão de reações’?! Na verdade, quando chegamos a esse ponto, significa dizer que nosso limite de suporte mental e emocional atingiu o nível máximo de tolerância. Normalmente, é uma realidade que ocorre quando há produção maciça de fatos que nos frustram e que não se relacionam com o que gostaríamos ou pensamos.

Durante essa pandemia, por exemplo, temos visto pessoas em total desespero por não conseguirem trabalhar com liberdade plena sem a ausência de incômodos por representantes da segurança pública. Muitas dessas pessoas, de um modo geral, jamais viveram ‘reações explosivas’ tão constante, entrando em total estado de tensão. É chegado o momento em que os textos da palavra de Deus precisam saltar das páginas para que façam da nossa realidade, se transformando em uma poderosa arma contra os ataques na mente humana.

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2).

Temos, inclusive, uma orientação do apóstolo Paulo. Ele diz que devemos viver sob a transformação através da renovação da mente, pois somente assim poderemos acessar a vontade de Deus. Neste caso, renovar implica em substituir um estado mental por outro, vindo a transformar toda forma de pensar; saindo de uma condição muito pesada para o ‘fardo’ de Jesus, que é leve. Paulo indica também que devemos nos vestir da ‘armadura de Deus’, pois com ela poderemos enfrentar as forças externas que buscam agir contra nós: “vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis” (Efésios 6:13). Ainda sobre essa orientação, ele diz: “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder”. (Efésios 6:10). A ideia de se fortalecer no Senhor tem haver com sua Palavra, em que trazemos a memória tudo o que Ele já realizou em favor do seu povo, em que seu ‘forte poder’ é representado pelo Espírito Santo, que nos dá inspiração, discernimento e direção para continuarmos caminhando.

“Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.” (Efésios 6:18).

Nossas superações, diante de contextos tensos ou conflitivos, só acontecerão quando a oração for uma realidade, algo muito além da necessidade de refúgio. Ela deve ser contínua e perseverante, como algo que acontece naturalmente dentro de nós. Aliás, temos que compreender que há alguém dentro nós deseja se movimentar contra todas as ordens que residem fora.

“Porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.” (1 João 4:4).

Ajude a evangelizar o mundo!

Pastor e Consultor de Seguro Saúde