Redes Sociais

Agronegócio

Safra de soja brasileira deve somar 117,9 milhões de ton em 2019

Renan Diniz

Publicado

em

IPTC Photo Metadata
IPTC Photo Metadata

A Soja, um dos principais pilares econômicos do agronegócio brasileiro, apresenta perspectiva de redução da sua produção para a safra 2018/19. Serão 117,9 milhões de ton segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), 3 milhões de toneladas a menos quando comparada com a previsão realizada em dezembro.

O ano de clima irregular, com períodos de estiagem e altas temperaturas, ocasionados em regiões produtoras do país é a causa principal para a redução das estimativas. A avaliação da Agroconsult indica que os estados mais prejudicados serão Mato Grosso do Sul e Paraná, com quebra efetiva acima da casa dos 10%.

Apesar do ano passado ter apresentado um recorde de produção de soja no Brasil, superando a marca de 120 milhões de toneladas, tivemos também um recorde de exportações, em torno de 83,8 milhões de toneladas, resultando em um estoque final baixo. Isso pode adicionar trazer pressão maior à oferta exportável.

Para o produtor atingido pelas dificuldades climáticas só resta esperar que o cenário de preços para o grão apresente evolução positiva, para compensar a iminente quebra de produtividade.

Engenheiro agrônomo e empresário do setor agrícola.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites