terça-feira, 1 de abril de 2025

Ministério suspende feiras de aves para evitar gripe aviária no Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta quinta-feira (30) uma portaria que suspende, em todo território nacional, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves.

De acordo com a Agência Brasil, a medida tem caráter preventivo, com validade inicial de 90 dias e foi tomada em função do risco de ingresso e de disseminação de casos de gripe aviária (influenza aviária) no país.

Nas últimas horas, o Chile confirmou seu primeiro caso de gripe aviária em um homem de 53 anos. Desde dezembro do ano passado, o vírus já havia sido detectado em aves silvestres, lontras e lobos-marinhos em 13 das 16 regiões do país sul-americano.

A portaria do governo federal brasileiro também suspende, em todo o território nacional, a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados.

Leia também

A suspensão se aplica “a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades”, afirma o texto publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist