A prefeitura de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (23), que será obrigatório estar com a vacinação contra a Covid-19 em dia para entrar nos estabelecimentos da cidade.
A exigência, de acordo com informações da Agência Brasil, será como um passaporte de vacinação que deverá ser exigido por todos os estabelecimentos (comércio, serviços e eventos em geral).
A comprovação poderá ser feita por meio de aplicativo da prefeitura ou com o próprio cartão físico.
“A pessoa baixa o aplicativo da prefeitura e lá terá um QR Code com todas as informações: primeira dose, segunda dose, quando ela vai tomar ou deveria ter tomado”, alegou o prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Segundo ele, o dispositivo e-SaudeSP está em fase de testes e a previsão é de que até sexta-feira (27) já esteja concluído.
O prefeito disse que o estabelecimento que não cumprir a determinação será multado, e o cidadão que não apresentar o comprovante de vacinação poderá ser impedido de entrar no local.
“O conceito principal é o de que os estabelecimentos só aceitem pessoas com a vacina. Se identificarmos que o estabelecimento não está exigindo ou que há pessoas no local que não se vacinaram, aplicaremos uma multa. Para evitar isso vamos oferecer todos os mecanismos para fazer essa identificação”, acrescentou.