O Ministério da Saúde (MS) ultrapassou a marca de mais de 160 milhões de vacinas contra a Covid-19 distribuídas para os estados e Distrito Federal.
Desse total, 125,3 milhões de doses já foram aplicadas. São 90,6 milhões de pessoas com a primeira dose, isto é, 56,6% do público-alvo de 160 milhões de brasileiros com mais de 18 anos.
Além disso, 34,7 milhões com a segunda dose ou com dose única aplicadas e com a imunização completa, segundo a pasta.
Do total de doses enviadas para as unidades da federação, 81,5 milhões são da AstraZeneca/Oxford, 60 milhões são da CoronaVac/Sinovac, 17,8 milhões da Pfizer/BioNTech e 4,7 milhões da Janssen, de dose única.
O governo federal já contratou mais de 630 milhões de doses de vacinas, por meio de acordos com diferentes laboratórios, a serem entregues até o fim do ano.
Esse quantitativo é suficiente para imunizar toda a população alvo do país, ou seja, pessoas com 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades.
Em nota, o Ministério da Saúde reforça que, para a imunização completa, é necessário que as pessoas tomem as duas doses.
“A medida reforça o sistema imunológico e reduz as chances de infecção grave, gravíssima e, principalmente, óbitos em decorrência da Covid-19”.