O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, recebeu, nesta segunda-feira (5), a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A aplicação foi feita pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que é médico.
Queiroga vacinou também outras pessoas que aguardavam na fila, entre elas o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), André Mendonça, e o ministro Jorge Oliveira, do Tribunal de Contas da União (TCU).
Atualmente, o Distrito Federal realiza agendamento da primeira dose para pessoas de 44 a 59 anos. Todos os ministros vacinados estão nessa faixa etária.
Eles estiveram, nesta manhã, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Guará, região administrativa a cerca de 13 quilômetros da Esplanada dos Ministérios.
Para Marcelo Queiroga, vacinar os colegas foi uma forma de “ressaltar a importância” da vacinação. Ele atribuiu a queda na média de novas mortes pela doença ao avanço da imunização no país.
O ministro da Infraestrutura comentou o fato em sua conta pessoal no Twitter: “Chegou a minha vez, pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Vacinado pelo doutor Marcelo Queiroga, na UBS número 1, de Guará, Brasília”, escreveu.
Chegou a minha vez pelo Programa Nacional de Imunizações do @MinSaude. Vacinado pelo doutor @MQueiroga2 no UBS 1 de Guará, Brasília pic.twitter.com/YTO1yLvyjL
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) July 5, 2021
Também nas redes sociais, o Ministério da Saúde informou que, até esta manhã, já foram distribuídas 143,2 milhões de doses para os 26 estados e para o DF. Destas, 105,3 milhões de doses já foram aplicadas, segundo a pasta.
Quem também aguardava na fila para receber uma dose de esperança conseguiu se vacinar com o ministro Marcelo Queiroga. Em julho, a previsão é que + 41 milhões de doses sejam distribuídas para todo o Brasil. pic.twitter.com/WEdjOQ6k4d
— Ministério da Saúde 🩵 (@minsaude) July 5, 2021