Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde no início da noite desta quarta-feira (23), o Brasil chegou à marca de 90 milhões de doses contra a Covid-19 aplicadas, com 65 milhões de adultos já imunizados com a primeira dose.
O número representa pouco mais de 40% do público-alvo, composto por diversas faixas etárias acima de 18 anos. Em nota publicada nas redes sociais, a pasta informa que “a vacinação segue em ritmo acelerado e nas próximas 48 horas mais 7 milhões de doses serão distribuídas para todo o país.”
Mais cedo, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou o recebimento de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) suficiente para produzir 6 milhões de doses da vacina AstraZeneca. A entidade reportou que as metas que foram acordadas com o laboratório sueco têm sido cumpridas nos prazos estabelecidos.
O Instituto Butantan, responsável pela CoronaVac, também informou o recebimento de 6 mil litros de IFA chinês até o próximo sábado (26), o que deve inserir no sistema de vacinação mais 10 milhões de doses.
De acordo com o ministro Marcelo Queiroga, a expectativa é que todos os brasileiros acima de 18 anos tenham sido vacinados com a primeira dose de alguma das substâncias ofertadas pelo Sistema Público de Saúde (SUS) até setembro.
Ao todo, já foram encomendadas pelo governo federal mais de 660 milhões de doses para serem entregues até o fim de 2021.