Em andamento no Senado, a CPI da Covid requisitou à Polícia Civil do Distrito Federal a atuação de dois agentes da Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos para auxiliar os trabalhos da comissão.
Segundo o jornalista Igor Gadelha, o pedido foi feito pelo presidente do colegiado, senador Omar Aziz (PSD-AM).
No pedido, Aziz solicita que os dois agentes possuam experiência no uso da ferramenta de análise de vínculo “tipo I2” e, além disso, que eles permaneçam com acesso a dados de inteligência da Polícia Civil.
O objetivo, segundo Gadelha, visa “auxiliar nas pesquisas, investigações e na eventual coleta de provas relacionadas ao objeto da comissão”.
Conforme registrou o Conexão Política, o relator da CPI da Pandemia do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), veiculou nesta sexta-feira (18) uma lista com 14 pessoas que, inicialmente eram testemunhas, e agora passam a ser investigadas.
Entre elas, estão o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; os ex-ministros da Saúde Eduardo Pazuello e das Relações Exteriores Ernesto Araújo e o ex-secretário de Comunicação Social da Presidência, Fabio Wajngarten.
De acordo com o próprio parlamentar, entre os critérios, foi levado em conta que essas pessoas já prestaram depoimento à CPI.
A lista completa você confere aqui.