A expressiva popularidade de Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser destaque no cenário político deste sábado (12).
Organizado por vários movimentos cristãos, o ato ‘Acelera para Cristo’ reuniu milhares de pessoas nas ruas e provocou uma ‘motociata’ quilométrica em São Paulo.
Manifestantes ouvidos pelo Conexão Política afirmaram terem ido às ruas para reforçar apoio ao chefe do Executivo e para legitimar as pautas que foram eleitas com Bolsonaro nas eleições de 2018.
A CPI da Covid, que tomou espaço no Senado Federal, tem se voltado contra o presidente da República. Profissionais de saúde, inclusive, estão sendo alvos de ataques por adotarem o protocolo do tratamento precoce contra o novo coronavírus. Além disso, a pauta do voto impresso auditável tem sido duramente criticada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso.
Com tantas turbulências voltadas contra o governo federal, eleitores estão determinados a emplacar mobilizações semanais em demonstração de apoio.
A motociata na cidade de São Paulo durou cerca de cinco horas e fechou o trânsito em diferentes pontos da capital.
Os apoiadores saíram de Santana — seguindo pela marginal Tietê — e continuaram até o km 62 da rodovia dos Bandeirantes, que estava fechada em todos os sentidos à espera do presidente da República. No retorno, eles continuaram pela marginal Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Rubem Berta. O encerramento ocorreu no obelisco do Ibirapuera.
A princípio, o trajeto divulgado pelos organizadores era menor: ia apenas do sambódromo até a Avenida Paulista. No entanto, a quantidade de motociclistas surpreendeu até mesmo os aliados do governo. A partir disso, houve um acordo para estender ainda mais o percurso.
Ao todo, 120 quilômetros foram percorridos neste último sábado.
Em discurso proferido durante o ato, Bolsonaro agradeceu à população de São Paulo pelas manifestações. Para ele, o evento demonstrou que todos estão unidos pela democracia e pela liberdade.
De acordo com a Polícia Militar (PM), o número oficial de participantes do evento ainda não está confirmado.