Imagem: RTE News
Cumprindo mais uma de suas promessas de campanha, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou o conservador Brett Kavanaugh para ocupar uma cadeira na Suprema Corte do país.
O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (9), na Casa Branca, em Washington. O nome de Kavanaugh ainda depende de aprovação do Senado dos Estados Unidos.
O jurista, de 53 anos, era juiz da Corte de Apelações do Distrito de Columbia. O indicado vai ocupar a vaga deixada por Anthony Kennedy, que vai se aposentar.
No anúncio, Trump elogiou a “impecável qualificação” de Kavanaugh, a quem chamou de “um jurista brilhante”, para o cargo.
“Não há ninguém nos Estados Unidos mais qualificado e que mereça mais do que Kavanaugh”, disse Trump.
Kavanaugh agradeceu Trump pela confiança e discursou acompanhado da mulher e das filhas.
QUEM É BRETT KAVANAUGH?
O indicado por Trump manteve a palavra do presidente americano durante a corrida presidencial de 2016, onde o mesmo afirmava que indicaria nomes conservadores para a Suprema Corte.
Católico, Kavanaugh se formou na Universidade de Yale e ficou conhecido por manter uma interpretação originalista da legislação.
CONSOLIDAÇÃO CONSERVADORA
A aposentadoria do juiz Anthony Kennedy deu a Trump a oportunidade de consolidar um viés conservador na Suprema Corte. A indicação de um juiz com o perfil de Kavanaugh poderá mudar a posição da Corte em casos críticos em que Kennedy votou com a metade esquerdista, que incluem: casamento entre pessoas do mesmo sexo, pena de morte e prisão solitária, ação afirmativa, leis ambientais e aborto.