As relações entre o presidente da República Jair Bolsonaro e os povos indígenas ficaram mais próximas nesta quinta-feira (27), após o chefe do Executivo e a comitiva presidencial inaugurar uma ponte vizinha ao maior depósito mundial de nióbio.
Executada pelo Exército, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), a construção de madeira fica sobre o igarapé Rodrigo e Cibele, no estado do Amazonas, no km 91 da BR-307, em São Gabriel da Cachoeira, coração da Terra Indígena Balaio.
A recepção de Bolsonaro foi calorosa, com direito a receber um cocar — adorno usado pelas tribos indígenas. Durante a passagem pela região, representantes da comunidade elogiaram o presidente da República e apresentaram algumas demandas locais. Em determinado momento do encontro, algumas performances culturais foram realizadas pelos indígenas.
Segundo apurou o Conexão Política, Bolsonaro agradeceu a receptividade e disse que as autoridades públicas precisam entender que “o índio é um ser humano igual a nós” — destacando a importância de a comunidade indígena ser integrada à sociedade.
De acordo com o mandatário, há interesses de organizações internacionais em limitar a condição de vida dos indígenas. No entanto, na visão dele, “o índio deve ser o dono da sua própria terra” — ser independente e soberano para realizar suas próprias escolhas — sem nenhuma subordinação de agentes que tentam interferir nas comunidades.
Confira algumas imagens do encontro: