A CPI da Covid aprovou nesta quarta-feira (26) a convocação de nove governadores para prestarem depoimento na comissão. Eles terão que explicar o uso de recursos federais nos estados e suspeitas de irregularidades no combate à pandemia.
A lista inclui: Wilson Lima (AM), Helder Barbalho (PA), Ibaneis Rocha (DF), Mauro Carlesse (TO), Carlos Moises (SC), Antonio Oliverio Garcia de Almeida (RR), Waldez Góes (AP), Wellington Dias (PI) e Marcos José Rocha dos Santos (RO).
De acordo com presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), foram inicialmente convocados governadores de estados em que houve operações da Polícia Federal.
O nome de Wilson Witzel, ex-governador do Rio de Janeiro, também foi incluso na convocação.
Além deles, a comissão convocou o assessor internacional da Presidência, Filipe Martins e o empresário Carlos Wizard, que atuava como conselheiro de Pazuello na Saúde, e o ex-assessor especial da Presidência Arthur Weintraub. Segundo os senadores, os três são apontados de atuarem como conselheiros do presidente Jair Bolsonaro.
O ex-ministro Eduardo Pazuello (Saúde) e o atual titular da pasta, Marcelo Queiroga. foram convocados novamente.
Até o momento, a CPI tem ouvido depoentes ligados ao governo federal, na tentativa de apurar supostas ações e omissões da União na pandemia.