O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, encaminhou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e à Controladoria-Geral da União (CGU) ofício que pede investigação sobre o suposto superfaturamento de tratores pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), estatal administrada pelo governo federal.
A empresa pública tem ganhado repercussão nos últimos dias após uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sugerir que o Executivo montou um “orçamento paralelo” da ordem de R$ 3 bilhões para distribuir emendas a fim de aumentar a base de apoio junto a deputados e senadores.
Segundo o veículo, o esquema incluiria a aquisição superfaturada em até 259% sobre o valor de referência de tratores e implementos agrícolas a pedido de parlamentares do Congresso Nacional.
No texto encaminhado ao ministro Anderson Torres, do MJSP, Marinho pede que a Polícia Federal (PF) apure o caso.
“Com a finalidade de adequadamente resguardar o interesse público bem como a lisura da aplicação dos recursos públicos federais, solicito a esse Ministério da Justiça e Segurança Pública a adoção das providências apuratórias a cargo da Polícia Federal com a urgência que o caso requer”, diz o documento.