Várias capitais do país registraram manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste sábado, 1º de Maio, data em que se comemora o Dia do Trabalho.
Os participantes exibiam faixas com críticas às recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e aos govenadores e prefeitos.
No Rio de Janeiro, que é um tradicional palco tradicional de mobilizações políticas, o ato começou logo cedo, em Copacabana, com as ruas completamente lotadas.
O voto impresso e a garantia das liberdades individuais foram as principais pautas defendidas pelo apoiadores do presidente da República.
COPACABANA | Devido à manifestação na av. Atlântica, altura do posto 5, sentido Leme, a via está interditada a partir da R Júlio de Castilhos, sentido Leme. Há congestionamento na região e av. N. S. de Copacabana está com lentidão. Opte pela Av. Borges de Medeiros. #copacabana pic.twitter.com/TWku6Vqcvw
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) May 1, 2021
Pela manhã, além do Rio, o protesto passou a ser registrado nas ruas de Belo Horizonte e região metropolitana. Simpatizantes do governo federal realizaram um ato na área central, que começou na praça Tiradentes às 10h e seguiu para a praça Sete, ocupando a pista da Afonso Pena.
Com bandeiras do Brasil e trajes nas cores do país, os manifestantes carregavam faixas de apoio a Bolsonaro, incluindo os dizeres ‘Eu, autorizo presidente’, em referência à recente fala do chefe do Executivo sobre aguardar um sinal da população para intervir contra medidas autoritárias de Estados e Municípios.
O vereador Nikolas Ferreira e o deputado estadual Bruno Egler, ambos do PRTB, marcaram presença no local e reforçaram as pautas que conduziram os apoiadores a saírem de suas casas neste 1° de maio.
Presidente, BH tem um recado pra você… @jairbolsonaro pic.twitter.com/JgWd9aWcQ3
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) May 1, 2021
Belo Horizonte – MG 👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Todo o Poder emana do Povo!!👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷 pic.twitter.com/Ej0h1mdLua— Adria Oliver (@Adria20574718) May 1, 2021
Salvador
Em Salvador, os manifestantes iniciaram o ato na avenida Oceânica entre o Farol da Barra o monumento do Cristo.
A multidão entoava o hino nacional, além de revezar com orações pelas vítimas da Covid-19 no país.
Entre as principais pautas, destacam-se a defesa do voto impresso e o apoio integral ao mandatário.
Salvador quer voto impresso e auditavel, apoia @jairbolsonaro e luta pela liberdade de trabalhar.#pl399nao pic.twitter.com/hHEEkdsgWN
— Cezar Leite 🇧🇷 (@cezarleiteofc) May 1, 2021
São Paulo
No início da tarde, outros estados e municípios passaram a somar no ato deste sábado.
Em São Paulo, os manifestantes se concentram na Avenida Paulista, com bandeiras e faixas em apoio ao presidente.
No local, um carro de som foi conduzido com uma grande faixa pedindo a reabertura econômica no estado de São Paulo durante a pandemia do coronavírus.
Várias figuras políticas discursaram no veículo, entre eles Carla Zambelli (PSL) e Roberto Jefferson (PTB).
Ao todo, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os manifestantes ocuparam 4 quarteirões, da Alameda Campinas até a Alameda Ministro Rocha Azevedo.
Grande parte do público que marcou presença nos atos de hoje estava utilizando máscara. A proteção facial tem sido estabelecida para evitar um maior contágio da Covid-19.
E essa Avenida Paulista MARAVILHOSA, hein? 💚💚💛💛
Com @NETINHOOFICIAL3 e @BrunoZambelli3. pic.twitter.com/HO4RBO9Tru
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) May 1, 2021
E a Paulista tá como? LOTADA!
O Brasil 🇧🇷 quer se ver livre das amarras do comunismo e do socialismo “fabiano”. Todos juntos pelo país, todos juntos com o Presidente Bolsonaro @jairbolsonaro #EuAutorizoPresidente pic.twitter.com/5eHN29747O— Fabiana Barroso (@fabifbbr) May 1, 2021