Uma bebê de seis meses foi resgatada por uma equipe de operações especiais do Texas Rangers — uma agência de aplicação da lei com jurisdição em todo o estado do Texas, nos Estados Unidos, depois que um traficante jogou a menina para fora de uma balsa.
A informação foi veiculada pelo Departamento de Segurança Pública do Texas (DPC).
O rio Grande, local que aconteceu o resgate, é um dos maiores rios da América do Norte. Nasce nas montanhas San Juan, no estado americano do Colorado, banha o estado do Novo México e, a partir de El Paso, no Texas, serve de fronteira natural entre os Estados Unidos e o México, onde é conhecido como rio Bravo del Norte. Com 3.000 km de extensão, é o quinto mais longo da América do Norte, e o 20.º mais longo do mundo. O rio é utilizado por muitos imigrantes que atravessam ilegalmente para os EUA com a ajuda de “coiotes” (traficantes de pessoas que cobram para realizar essa travessia ilegal).
Em uma postagem no Facebook, o DPS do Texas disse que o Grupo de Operações Especiais do Sul do Texas e a Divisão do Texas Rangers ajudaram a Patrulha de Fronteira dos EUA em Roma, no Texas.
“Este grupo especializado é uma equipe tática altamente treinada cuja principal responsabilidade é realizar missões específicas, geralmente ao longo da região da fronteira Texas-México ou onde for necessário”, menciona a postagem do Departamento de Segurança Pública.
“A equipe é projetada para conduzir operações secretas abertas e estendidas em áreas remotas onde a aplicação da lei convencional não pode operar”, continuou a nota.
“Nosso Grupo de Operações Especiais do Sul do Texas, Divisão Texas Rangers, é um ativo integral na segurança das fronteiras”, acrescentou.
A criança foi resgatada com segurança e agora está com a mãe sob custódia da Patrulha de Fronteira dos EUA, de acordo com Valley Central.
O site informa que o tenente Christopher Olivarez, do DPS do Texas, disse que a mãe e a criança estavam esperando no México desde dezembro para entrar nos Estados Unidos. A mãe teria pago aos contrabandistas US $ 3.500 para atravessar o rio para entrar nos EUA. A mãe e a criança tentaram cruzar o rio em botes, junto a outros 67 adultos e 150 crianças.
A notícia do resgate veio após a tentativa da Patrulha de Fronteira de ajudar uma família de três pessoas no início deste mês. Uma mãe e suas duas filhas foram encontradas inconscientes em uma ilha no Rio Grande, de acordo com The Post Millennial. A mãe e a filha mais nova sobreviveram, mas sua filha de 9 anos morreu afogada.