Sem apresentar detalhes, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, disse nesta terça-feira (30) que a antecipação dos feriados na capital paulista, que criou no município um período de dez dias seguidos sem dias úteis, iniciados na última sexta-feira (26), está fazendo com que o isolamento social na cidade aumente. Segundo ele, apesar de ser ‘muito cedo ainda para poder colher os resultados’, a decisão está se mostrando acertada.
“A medida do isolamento pela prefeitura de São Paulo, que é um índice diferente daquele utilizado pelo governo do estado, mostra uma evolução no isolamento social. Nós utilizamos aqui dados de catraca de ônibus, notas fiscais emitidas, trânsito na cidade de São Paulo. Isso vem mostrando um aumento das pessoas que permanecem dentro de casa, o que mostra o acerto da decretação dos feriados”, disse o tucano.
O mandatário, no entanto, não informou os percentuais sobre o suposto aumento do isolamento social na capital paulista. De acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi) do governo estadual, o isolamento social na cidade não apresentou melhora desde o início da medida restritiva, em comparação com a semana anterior.
Na última sexta-feira (26), o Simi apontou isolamento na capital paulista de 42% da população, resultado igual ao da sexta-feira anterior, dia 19. No sábado (27), o isolamento foi de 45%, ante 46% do sábado (20). No domingo (28), foi de 50%, ante 51% do domingo (21). E ontem (29), o isolamento foi de 44%, ante 42% da segunda-feira (22), conforme noticiado pelo Conexão Política.
Nossa equipe entrou em contato com a prefeitura de São Paulo e requisitou os dados que comprovariam a narrativa trazida pelo chefe do Executivo. No entanto, até o fechamento desta matéria, ainda aguardávamos retorno por parte da administração municipal.