O Rapper Lil Nas X deve lançar nesta segunda-feira (29), em colaboração com a marca MSCHF, um tênis chamado ‘sapatos de Satanás’, um calçado com diversas referências sobre a temática religiosa e decorados com pentagramas invertidos.
O polêmico calçado é baseado no clássico tênis Nike Air Max, lançado 1997. O ‘sapatos de Satanás’ foi fabricado em uma edição limitada de apenas 666 pares.
Em publicação oficial no Twitter, A SAINT, perfil especializado em coleções limitadas de artistas, anunciou que as câmaras de ar dos calçados contêm “60 centímetros cúbicos de tinta e uma gota de sangue humano”.
A coleção custará $ 1.018, equivalente a R$ 6 mil, aproximadamente, referindo-se ao versículo 10:18 de Lucas, que diz: “Eu vi Satanás cair como um raio do céu.”
O lançamento também faz alusão ao videoclipe “MONTERO: Call Me By Your Name”, em que Lil Nas X visita o inferno e mata o Satanás para tomar seu lugar.
O cantor de 21 anos, que se declarou gay publicamente em junho de 2019, usa a nova canção para falar abertamente sobre questões relacionadas à sexualidade.
“Na vida a gente esconde a pessoa que a gente não quer que o mundo veja, prende, diz não e a bane, mas aqui, não. Bem-vindo a Montero”, diz, no começo do videoclipe.
MSCHF x Lil Nas X "Satan Shoes" 🏹
👟Nike Air Max '97
🩸Contains 60cc ink and 1 drop of human blood
🗡️666 Pairs, individually numbered
💰$1,018
🗓️March 29th, 2021 pic.twitter.com/XUMA9TKGSX— SAINT (@saint) March 26, 2021
Repercussão mundial
Para além dos Estados Unidos, de onde é o rapper norte-americano, jornais em todo o mundo repercutiram a informação sobre os rumores em torno do lançamento da nova coleção de Li Nas X.
Em boa parte das publicações, os veículos internacionais ressaltaram o fato de que o lançamento entrará em pré-venda nesta segunda-feira, 29, e que, até o momento, não há informações sobre de quem será o sangue que estará presente nas solas dos sapatos.
Deram destaque ao caso veículos como TMZ, especializado em divulgar informações exclusivas dos famosos, e o site Sputnik, que é uma agência internacional de notícias do governo russo, operada pela empresa estatal Rossiya Segodnya.
Lil Nas X & MSCHF Releasing 'Satan Shoes' In Wake of Music Video https://t.co/mzdBrPWowv
— TMZ (@TMZ) March 27, 2021
O portal TMZ foi o único entre os grandes veículos nos EUA a destacar a situação em sua página principal na internet. A publicação, veiculada neste sábado (27), aponta como ‘retrocesso’ a ousadia da marca em dizer que haverá, de fato, sangue humano nos calçados.
O tabloide diz: “Aparentemente, esses sapatos irão conter uma gota de sangue humano em algum lugar ao longo das solas. E não, não o sangue metafórico, [mas] o suor e as lágrimas dos trabalhadores da fábrica que presumivelmente vão juntar tudo isso, tipo, coisa vermelha cheia de plasma de verdade. Não está claro de quem exatamente o sangue está sendo usado para isso. Mas é provocante, sem dúvidas”, relatou o site, em tradução livre.
Segundo apurou a nossa equipe, ainda nesta segunda-feira (29), o rapper cogita conceder uma coletiva de imprensa para detalhar o conceito adotado para a nova coleção, além de comentar a repercussão em torno do assunto.
O que diz a Nike
Após a empresa MSCHF anunciar por meio do site satan.shoes, a marca Nike se posicionou sobre o assunto.
“A Nike não lançou nem projetou esses sapatos”, garantiu um porta-voz da Nike.
O Conexão Política entrou em contato com a empresa de calçados Nike para mais informações, mas, até a publicação desta reportagem, não obteve resposta.
*** O título desta matéria foi modificado. A Nike negou qualquer tipo de envolvimento na produção dos calçados.