O governador republicano do Mississípi, Tate Reeves, sancionou um projeto de lei na quinta-feira (11) que proíbe os atletas transexuais de escolas públicas e faculdades de competir em esportes femininos.
O PL 2536 é o primeiro desse tipo a ser sancionado este ano, embora iniciativas semelhantes tenham surgido em outros estados americanos. O Senado de Dakota do Sul enviou uma proposta semelhante, o PL 12299, à mesa da governadora republicana Kristi Noem, na segunda-feira (8).
Os defensores da legislação argumentam que tais projetos de lei são necessários para garantir a justiça no esporte feminino, dizendo que os trans – homens biológicos – têm uma vantagem física sobre as mulheres no atletismo.
“Esta importante parte da legislação irá garantir que as meninas no Mississippi tenham um campo de jogo justo e nivelado nas escolas públicas”, disse o governador Reeves.
O projeto foi aprovado na legislatura estadual dominada pelos republicanos, sendo aprovado na Câmara estadual por 81-28 e no Senado estadual por 34-9.