O governador do Texas, o republicano Greg Abbott, disse na terça-feira (19) que a decisão do FBI de investigar as tropas da Guarda Nacional que se dirigem a Washington D.C. para a posse de Joe Biden é “ofensiva”. Ele prometeu que nunca mais vai autorizar tropas a seguir para a capital americana se elas forem “desrespeitadas” dessa forma novamente.
“Esta é a coisa mais ofensiva que já ouvi. Ninguém deveria questionar a lealdade ou profissionalismo da Guarda Nacional do Texas. Autorizei mais de 1.000 a ir para D.C. Nunca mais farei isso se eles forem desrespeitados assim”, disse Abbott em resposta aos relatórios do FBI que investigou os 25.000 soldados que chegam a Washington devido a supostas “preocupações” com uma ameaça potencial de um “ataque interno”.
This is the most offensive thing I've ever heard.
No one should ever question the loyalty or professionalism of the Texas National Guard. @TexasGuard
I authorized more than 1,000 to go to DC.
I'll never do it again if they are disrespected like this.https://t.co/STZDMz7PGm
— Greg Abbott (@GregAbbott_TX) January 19, 2021
Washington D.C. está bloqueada com postos militares de controle e o fechamento de ruas e pontes nos dias que antecederam a posse de Biden. Mesmo as áreas centrais do National Mall (Passeio Nacional), um amplo parque nacional que agrega as áreas que pertencem ao West Potomac Park e ao Constitution Gardens, e a área entre o Lincoln Memorial e o Capitólio dos Estados Unidos, onde dezenas de milhares de americanos normalmente se agrupam para testemunhar a transferência de poder, permanecerão fechadas para o evento.