Mais uma vitória para a conta do presidente Donald Trump
O ditador norte-coreano, Kim Jong-Un, anunciou que suspenderá seus testes nucleares e de mísseis já a partir deste sábado (21), e que fechará o local onde os seis testes anteriores foram realizados. O gesto é a ação mais direta do regime asiático em demonstrar comprometimento com sua desnuclearização, antes de cúpulas separadas com a Coreia do Sul e os EUA.
“A partir de 21 de abril, a Coreia do Norte deterá seus testes nucleares e seus lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais”, informou a agência de notícias norte-coreana KCNA.
Pyongyang “fechará as instalações de testes nucleares no norte do país para demonstrar sua promessa de suspender os testes nucleares”.
“O Norte vai fechar um local de testes nucleares no lado norte do país para provar a promessa de suspender o teste nuclear”, informou a KCNA.
As concessões acontecem menos de uma semana antes de Kim Jong-Un se encontrar com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na primeira cúpula intercoreana em 11 anos. Moon disse que Kim está disposto a discutir a desnuclearização e que ele não insistirá que as tropas americanas sejam retiradas da Coreia do Sul como parte de qualquer acordo.