O ‘Vale do Silício’, o epicentro histórico da indústria de tecnologia dos EUA, está em declínio. Parte da indústria de tecnologia foge do socialismo californiano para se estabelecer em novos horizontes. Entre eles, o bilionário Elon Musk.
O fundador do famoso Tesla e da SpaceX não é o único. A Hewlett Packard e a Oracle também estão de mudança para o Texas. Musk anunciou sua saída após vender suas casas em Bel Air, no início de 2020.
A relocação de empresas está associada a uma diáspora corporativa da indústria de tecnologia. Um “êxodo tecnológico” da área da baía de São Francisco.
Alguns que já deixaram a cidade reclamam de sua má gestão e de todo o estado da Califórnia. Os preços das casas notoriamente altos e uma alta taxa de imposto de renda pessoal tornam a Flórida e o Texas, que não têm esses problemas, lugares atraentes.
O fato de uma empresa de tecnologia estar se mudando para o Texas, e especialmente para Austin, não é novidade. O centro de tecnologia em Austin, apelidado de ‘Colinas do Silício’ (Silicon Hills), já abriga líderes da indústria, incluindo a Advanced Micro Devices (AMD), a Dell e outros.
Mas não é apenas Musk que está fugindo do socialismo californiano. Pelo menos 39 empresas de tecnologia e outras indústrias já se mudaram para Austin neste ano, de acordo com a Câmara de Comércio da cidade do Texas.
Tesla, a empresa liderada por Musk, também está construindo uma instalação grandiosa fora de Austin. 5.000 empregos serão criados nessa sede.
“Falamos sobre nós mesmos como capital humano”, disse Laura Huffman, presidente e CEO da Câmara de Comércio de Austin, referindo-se à população diversificada e altamente educada da região. Um dos ganchos para as empresas que desejam se mudar para lá.
Huffman disse que 47% da força de trabalho da cidade possui um diploma de bacharel. Isso graças às 25 universidades da área. “Também não subestimaria a importância da qualidade de vida”, disse a dirigente.
“Essa comunidade tem muitas coisas: tem um ótimo gosto local, um ótimo cenário musical, é uma cidade a céu aberto. É onde as pessoas querem estar. Acho que 2020 nos ensinou que temos mais opções quando se trata de onde moramos”, disse ela.
O CEO da Tesla revelou sua mudança da Califórnia para o Texas durante a cúpula anual do Conselho de CEOs do The Wall Street Journal na semana passada.
Ele sugeriu anteriormente no Twitter que mudaria a sede da Tesla para o Texas. Isso ainda não aconteceu, mas a instalação que a empresa está construindo fora de Austin garante que a mudança seja um negócio fechado.
Com informações da CNN.