imagem: Estadão/Reprodução
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) anunciou que o ex-presidente e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, se filiou à legenda na noite desta sexta-feira (6), em São Paulo.
Conforme o PSB, Barbosa se filiou para iniciar a discussão, dentro do partido, de uma possível candidatura à Presidência da República. O PSB vai definir em julho, durante convenção, se terá ou não candidato próprio ao Palácio do Planalto.
Neste domingo (15), o site do partido divulgou um comercial de um minuto sobre Joaquim Barbosa.
Leia o que diz o conteúdo:
“De origem humilde, Joaquim Barbosa nasceu na pequena cidade de Paracatu, Minas Gerais. Deixou sua terra natal aos 16 anos em busca de trabalho para continuar seus estudos. Trabalhou como faxineiro e digitador. Concluiu o 2º grau em escola pública e formou-se em Direito na UnB. Fez mestrado e doutorado em Direito público na Sorbonne, tradicional universidade francesa. Fala inglês, francês, alemão e espanhol. Foi procurador da República e ministro do Supremo Tribunal Federal. No STF demonstrou firmeza e rigor diante de casos de corrupção. Em 2015, recebeu o título da Universidade Hebraica de Jerusalém, sendo reconhecido como exemplo de figura pública devido sua atuação no combate a corrupção. Joaquim Barbosa se filiou ao PSB e poderá disputar a presidência da República nas eleições de 2018. Ele completa 64 anos de idade no 07 de outubro de 2018, data do primeiro turno das eleições”.