Um grupo de fuzileiros navais dos EUA chegou a Taiwan para iniciar o treinamento de tropas taiwanesas nas próximas quatro semanas a convite dos militares de Taiwan.
A confirmação do Comando Naval de Taiwan na segunda-feira (9) marcou o primeiro reconhecimento público do treinamento de fuzileiros navais em Taiwan em mais de 40 anos, informou o Taiwan News.
Os fuzileiros navais taiwaneses começarão a treinar sob o comando dos ‘US Marine Raiders’, soldados de operações especiais da Marinha, como de infiltração em barcos de assalto e lanchas em Kaohsiung, na Base Naval de Tsoying, informou a UDN.
O treinamento também é a primeira colaboração entre as tropas taiwanesas e as tropas aliadas desde a eclosão do vírus chinês.
O Comando Naval de Taiwan disse que a interação é uma “rotina Taiwan-EUA de intercâmbio militar e treinamento de cooperação”. O objetivo do intercâmbio com os fuzileiros navais dos EUA é melhorar as capacidades de combate das tropas taiwanesas.
Antes do treinamento, os fuzileiros navais dos EUA seguiram o protocolo de prevenção de epidemias do Ministério da Saúde e Bem-Estar, passando duas semanas em um hotel de prevenção de epidemias em quarentena.
“Para manter a paz e a estabilidade regionais, a cooperação militar e de segurança e os intercâmbios entre Taiwan e os EUA estão ocorrendo normalmente”, disse o Comando da Marinha em um comunicado na segunda-feira (9). Eles não comentaram detalhes da colaboração.
Os Estados Unidos enviam anualmente pequenas unidades de tropas de elite de outros ramos a Taiwan para missões de treinamento conjunto, mas o governo de Taiwan raramente as reconhece. Esta é a primeira vez, desde o fim das relações diplomáticas entre os dois condados, em 1979, que Taiwan confirma publicamente a colaboração.
Quase NT $ 825 milhões (US $ 28 milhões) foram investidos pela Marinha de Taiwan para fortalecer as operações especiais dos fuzileiros navais e as capacidades antiterrorismo. O investimento inclui a aquisição de 18 embarcações de invasão de operações especiais, imagens térmicas e equipamentos de embarque.
O Regimento dos Fuzileiros Navais dos EUA inclui batalhões de quatro companhias, sendo cada um delas composta por mais de 100 fuzileiros navais com competências de operações especiais.