Os Estados Unidos estão analisando possíveis restrições a duas plataformas de pagamento digital de propriedade chinesa, em meio a preocupações com a segurança nacional, de acordo com a Bloomberg.
O governo Trump está considerando impor restrições ao ‘Ant Group’, de propriedade do bilionário chinês Jack Ma, e à ‘Tencent’, em meio a preocupações de que seus recursos ‘Alipay’ e ‘WeChat Pay’ possam representar uma ameaça à segurança, informou a Bloomberg.
As autoridades americanas estão preocupadas que o Ant Group e outras plataformas de fintech chinesas venham a dominar os pagamentos digitais globais, afirmou a Bloomberg citando “pessoas familiarizadas com o assunto”.
Essas plataformas em breve poderão ser utilizadas internacionalmente, dando ao governo comunista chinês acesso aos dados bancários e pessoais de centenas de milhões de pessoas, segundo a agência.
Francis Fong, presidente honorário da Federação de Tecnologia da Informação de Hong Kong, disse que os pagamentos eletrônicos geralmente estão ligados à aquisição de dados pessoais do cliente e que a aquisição de dados não é apenas um recurso do Alipay e do WeChat Pay.
“Visa e Mastercard também vão coletar esses registros e analisá-los”, disse Fong. “Os dados podem incluir as cores que os clientes gostam, o que gostam de comer, coisas assim. Eles publicam relatórios anuais de consumo que podem ser vistos online.”
“Os problemas surgem quando as coisas são vistas politicamente; o resto do mundo pensará apenas nos dados dos clientes sendo enviados para a China continental e na privacidade destes”, disse Fong.