O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou que os norte-americanos poderão ficar meses sem conhecer o vencedor da eleição presidencial de novembro.
O motivo, segundo ele, se dá à discussão atual sobre o envio de cédulas pelos correios. Com isso, Trump reforçou as críticas a um método que pode ser usado por metade dos eleitores neste ano.
Autoridades seguem dizendo que vários dias podem ser necessários para que o vencedor seja conhecido, levando em consideração o processo de contagem dos votos.
Insatisfeito, o presidente americano discursou em comício em Newport News, na Virgínia, e deixou claro que prefere descobrir rapidamente se ganhou ou perdeu a ter que esperar que as cédulas cheguem pelos correios.
“Gosto de assistir televisão e ouvir ‘o vencedor é…’, certo? Mas, nesse caso, você pode passar meses sem ouvir isso, porque está tudo uma bagunça”, disse.
E acrescentou:
“É muito improvável que você conheça um vencedor naquela noite. Eu posso estar liderando os votos e eles continuarão recebendo cédulas e cédulas e cédulas. Porque agora estão dizendo que as cédulas podem demorar a chegar.”