Segundo um levantamento da Folha de S. Paulo, a Rede Globo perdeu drasticamente a verba publicitária do Governo Federal, comparando entre os governos de Michel Temer, em 2018, e o início da gestão Bolsonaro, em 2019.
Neste mesmo período, a RecordTV e o SBT tiveram aumento do investimento em publicidade oficial da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência).
De acordo com a reportagem, a RecordTV subiu de 31% para 43%, enquanto o SBT cresceu de 30% para 41%.
Já a Globo, que por muitos anos recebia o maior valor, despencou de 39% para 16% do total de verbas federais destinadas à propaganda.
Vale lembrar que o corte financeiro contra a emissora dos Marinho foi promessa de campanha de Bolsonaro, que dia após dia vem sendo cumprida.
Questionada pela Folha, a Secom justificou os cortes e disse que não leva em conta apenas a audiência das emissoras para distribuir as verbas, mas principalmente o perfil do público e o custo dos espaços publicitários.