O youtuber Felipe Neto concedeu entrevista à GloboNews neste último domingo (2) para falar sobre fake news.
Um determinado trecho da conversa, porém, repercutiu nas redes sociais.
Ao citar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que baniu internacionalmente contas de bolsonaristas, o jornalista Fernando Gabeira questionou se o influenciador não achava ‘estranha’ a determinação do magistrado brasileiro.
Gabeira levantou a hipótese de que um juiz de outro país poderia tomar atitude semelhante contra o próprio youtuber.
“Essa decisão de um ministro de ter o poder de derrubar uma conta em outro país… Alguém das Filipinas poderia vir e derrubar uma conta sua aqui. Você não acha que isso, para um comunicador, é meio estranho?”, perguntou.
Em resposta, Felipe Neto concordou com a análise do jornalista, de que a determinação ‘soa estranha’, mas afirmou que não possui qualificação técnica para comentar a decisão de Moraes.
“Soa estranho. Realmente não parece algo que deveria acontecer em um ambiente normal. Não sei o que motivou a decisão em relação a todos os países do mundo e não tenho especialidade para comentar a decisão técnica dele”, respondeu.
E completou: “A questão do Alexandre de Moraes em específico, eu não entendo o suficiente de lei para poder ter uma opinião técnica. Do ponto de vista moral, ético, enfim… É claro que eu sempre serei defensor da liberdade de expressão. Do ponto de vista da liberdade de expressão, eu adoraria que tivessem sido derrubados conteúdos, e não perfis”.
Após o questionamento, o nome de Gabeira ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais brasileiras.
O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), que também é jornalista, compartilhou o trecho da entrevista.
“Um dia esse rapaz vai se arrepender por ter permitido ser usado como bucha de canhão na guerra alheia. A pergunta do Gabeira foi uma dica pra ele perceber isso”, escreveu na legenda.
Um dia esse rapaz vai se arrepender por ter permitido ser usado como bucha de canhão na guerra alheia. A pergunta do Gabeira foi uma dica pra ele perceber isso. https://t.co/HXX6E9IxQV
— Paulo Eduardo Martins (@PauloMartins10) August 3, 2020