A deputada estadual Leticia Aguiar (PSL-SP) protocolou um requerimento na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), solicitando ao governo Doria informações sobre o escritório comercial localizado em Xangai, na China.
O escritório foi aberto ainda em 2019. Segundo o Executivo estadual, a intenção é aproximar o estado ao governo chinês na geração de negócios.
O documento foi feito pela parlamentar ainda no início da pandemia da covid-19 no Brasil, no dia 23 de abril. No texto, a deputada solicita diversos esclarecimentos como:
1) critérios técnicos para escolher a China para implementar o escritório;
2) custo mensal da manutenção do escritório;
3) quantas novas empresas estão em incubação no local;
4) se o escritório continuou operando durante o período de pandemia;
5) resultados concretos do escritório durante a pandemia, dentre outros.
De acordo com a Alesp, o requerimento foi entregue ao Secretário de Estado de Governo no dia 12 de maio.
O prazo inicial para resposta era de 30 dias e foi prorrogado por mais 30, porém, já se passaram mais de 70 dias e o governo de São Paulo ainda não se pronunciou.
O prazo limite para resposta era de 60 dias.
“Estamos pedindo esclarecimentos sobre esse escritório que João Doria implantou na China. Se os resultados são bons, não há o que esconder da população paulista. Meu papel é fiscalizar as ações do executivo, vou seguir cobrando e investigando as ações do governo de São Paulo, mesmo que demorem para nos responder, não vamos parar”, disse a deputada Leticia Aguiar.