O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania-PE) criticou a suspensão de usuários pró-Bolsonaro das redes sociais.
Perfis de empresários e políticos apoiadores do presidente foram tirados do ar nesta sexta-feira (24).
A medida enfrenta uma forte oposição de grupos que veem risco de redução da liberdade de expressão. Entre os críticos estão desde apoiadores do presidente Jair Bolsonaro a organizações sem relação com o governo que atuam na área de direito digital.
Diante disso, Daniel Coelho afirmou que a decisão de Moraes é ‘absurda’ e que ‘só uma ditadura tira a voz’ de opositores.
“Concordar ou não com o que alguém diz é parte da democracia. Calar não. A decisão de Alexandre de Moraes, bloqueando a conta do presidente do PTB, Roberto Jefferson, é absurda. Só uma ditadura tira voz de partidos políticos. Bloqueio preventivo é censura prévia de opinião”, disse.
E completou:
“Atos semelhantes só foram feitos nas ditaduras de Vargas e dos militares. Espero que Congresso Nacional reaja protegendo nossa Constituição e a liberdade de atuação dos partidos políticos democraticamente constituídos.”
Contra PL2630
Daniel tem sido um dos principais nomes na Câmara Federal a lutar contra o PL2630, conhecido como o PL das Fake News — um projeto de lei que, segundo a proposta, visa combater a divulgação de notícias falsas nas redes sociais.
Para ele, o ato de “tentar impedir ‘fake news’, na prática, ameaça direitos fundamentais e estabelece censura”. O parlamentar defende ainda que “não há melhor combate às fake news do que a completa liberdade de expressão.”