Em Bruxelas, o ministro das Relações Exteriores da Eslováquia, Ivan Korcok, anunciou que apresentará a proposta à União Europeia para que o resto dos países que compõem a comunidade política do velho continente reconheça Juan Guaidó como Presidente Encarregado da Venezuela.
“Queremos levar a União Europeia à unidade quando se trata de reconhecer Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela”, fdisse Korcok durante uma cúpula em Bruxelas.
Atualmente, Juan Guaidó é reconhecido como Presidente Encarregado da Venezuela por 25 dos 27 países que compõem o Bloco: Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Reino Unido; faltando apenas o reconhecimento de Chipre e da Itália.
Da mesma forma, em 2018, a União Europeia declarou o líder do regime socialista chavista, Nicolás Maduro, como ilegítimo, após a execução das eleições presidenciais que o Conselho Nacional Eleitoral a seu serviço organizou.
O presidente interino Juan Guaidó foi recebido no início do ano em vários países da comunidade europeia, em que realizou reuniões com suas autoridades e outras figuras políticas.