Um novo relatório do governo australiano sobre propriedade estrangeira sobre direitos à água revelou que investidores chineses avançaram para possuir 1,9% da água da Austrália, informou o Daily Mail.
Cerca de 10,5% da água australiana são de propriedade estrangeira, de acordo com o relatório.
A China possui atualmente 756GL (gigalitros) de água, um aumento de 3% de sua participação em 2018-19 (732GL), bem à frente do líder anterior, os EUA (713GL), seguido pelo Reino Unido (394GL).
Canadá, Cingapura, França, Suíça, Hong Kong, Bélgica e Holanda completam o top 10 das nações estrangeiras proprietárias da água australiana.
Cerca de 10,8% do maior sistema fluvial da Austrália, a Murray Darling Basin, se tornou recentemente de propriedade chinesa. Quase um terço da água superficial no norte da bacia é de propriedade estrangeira.
Pelo menos duas empresas estatais chinesas possuem direitos sobre a água australiana. A Unibale Pty Ltd está listada como uma subsidiária australiana da estatal COFCO Corporation, uma das principais empresas agrícolas da China. A outra subsidiária da COFCO é a Chinatex Austrália.
A agricultura é o uso predominante da água para os investidores chineses.