O Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), teceu criticas à administração do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, à frente do Banco Votorantin.
Segundo Virgílio, Weintraub saiu do país com passaporte vencido. O prefeito também acusa-o de ter “falido” o banco onde trabalhou.
“Ex-ministro Weintraub viajou de passaporte vencido para os EUA para assumir diretoria do BIRD, ele que faliu o Banco Votorantin. Bom pra nós e ruim para o BIRD. Weintraub não nos faz falta nenhuma”, publicou.
Ex-ministro Weintraub viajou de passaporte vencido para os EUA para assumir diretoria do BIRD, ele que faliu o Banco Votorantin. Bom pra nós e ruim para o BIRD. Weintraub não nos faz falta nenhuma.
— Arthur Virgílio (@Arthurvneto) June 24, 2020
Recentemente, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez a mesma afirmação sobre Weintraub.
Maia foi acusado por parlamentares de crime contra o sistema financeiro, pois afirmam que a informação que o ex-ministro faliu o banco é falsa.
No Brasil, divulgar informação falsa ou prejudicialmente incompleta sobre instituição financeira é crime com pena de reclusão de 2 (dois) a 6 (seis) anos, além de multa.