“Se o Ministério das Finanças não estender novamente o prazo para o Seguro Desemprego, meio milhão de israelenses correm o risco de perder seus benefícios no final de julho”, disse o ministro do Trabalho, Assuntos Sociais e Serviços Sociais, Itzik Shmuli.
“É uma bomba-relógio”, disse Shmuli, que pediu ao Departamento do Tesouro que estenda o prazo para reivindicar os benefícios do Seguro Desemprego.
No início deste mês, o Departamento do Tesouro de Israel anunciou que não renovaria o Seguro Desemprego para as pessoas que perderam o emprego ou foram tiraram licença não-remunerada devido à pandemia de coronavírus chinês.
Benefícios especiais para trabalhadores desempregados com mais de 67 anos, pagos em março, abril e maio, também serão descontinuados.
Segundo uma análise do Instituto Nacional de Seguros, 469.314 pessoas perderão seus benefícios no final de julho. Desses, 70% têm 27 anos ou menos.
A duração dos benefícios do Seguro Desemprego é geralmente entre 50 e 175 dias, dependendo de quanto tempo o candidato estava empregado antes de perder o emprego.
Shmuli pediu ao primeiro-ministro israelense Netanyahu para participar de uma reunião especial do gabinete para discutir o assunto.