ATUALIZAÇÃO: Após declaração de Peter Navarro à Fox News, Donald Trump diz em seu Twitter que acordo comercial entre EUA e China segue “intacto”. Mais cedo, Peter Navarro deu a entender em sua fala que o acordo havia acabado.
– – –
Peter Navarro, conselheiro comercial da Casa Branca, disse no início da noite desta segunda-feira à Fox News que o acordo comercial com a China “acabou”. Ele associou o colapso do acordo em parte por Pequim não ter avisado o mundo com antecedência sobre a disseminação do coronavírus.
O acordo comercial era aparentemente a única área de cooperação ativa entre os EUA e a China. Semana passada, como noticiado pelo Conexão Política, o próprio presidente Donald Trump disse que um rompimento total das relações econômicas com a China era uma das opções sobre sua mesa.
“Eles [os chineses] vieram para cá em 15 de janeiro para assinar o acordo comercial, e isso aconteceu dois meses depois de saberem que o vírus existia.”, disse Navarro.
“Mas aí já haviam enviado [nesse intervalo] centenas de milhares de pessoas para este país para espalhar o vírus, e foram poucos minutos depois que o avião decolou que começamos a ouvir sobre essa pandemia.”, disse.
https://twitter.com/glcampos_/status/1275245692139835395?s=21
Navarro também comparou as ações da China com o governo japonês que mantinha conversas de paz com o governo de Franklin D. Roosevelt no final de 1941, semanas antes do ataque a Pearl Harbor.