O prefeito da cidade de Tulsa, Oklahoma, George T. Bynum, declarou estado de emergência civil nesta quinta-feira (19) e determinou toque de recolher na região central da cidade, onde apoiadores do presidente Donald Trump são esperados neste sábado para o primeiro comício da campanha no pós-pandemia.
O toque de recolher será imposto em um raio de seis quarteirões da arena, onde os eleitores do presidente se reunirão.
🚨CURFEW IN EFFECT FOR DOWNTOWN🚨
As part of our preparations for President Trump’s Rally this Saturday, we are working on making the area secure for everyone’s safety.
As posted earlier, the area illustrated in this map will need to be free of vehicles and pedestrian traffic. pic.twitter.com/uT76N0IWRc
— Tulsa Police (@TulsaPolice) June 19, 2020
“Recebi informações do Departamento de Polícia de Tulsa e de outras agências policiais revelando que indivíduos de grupos organizados que se envolveram em comportamentos destrutivos e violentos em outros Estados planejam viajar para a cidade de Tulsa com a finalidade de causar distúrbios”, diz o prefeito George T. Bynum na ordem executiva anexada ao tweet acima do departamento de polícia que anuncia o toque de recolher.
Em seu perfil do Twitter, Trump disse que “Qualquer manifestante, anarquista, agitador, saqueador ou desleixado que estiver indo para Oklahoma, por favor, entenda que você não será tratado como se estivesse em Nova York, Seattle ou Minneapolis. Será uma cena muito diferente!”.
Any protesters, anarchists, agitators, looters or lowlifes who are going to Oklahoma please understand, you will not be treated like you have been in New York, Seattle, or Minneapolis. It will be a much different scene!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 19, 2020
Mais de 1 milhão de interessados em participar
O local do comício é o BOK Center, que tem capacidade para 20.000 pessoas. O gerente de campanha de Trump, Brad Parscale, porém, confirmou que mais de um milhão de pessoas se inscreveram para participar do evento, fato que pode demonstrar uma força eleitoral muito maior do presidente neste ano, uma vez que o número de interessados em participar de um único comício ultrapassa o total de votos obtidos pelo presidente em 2016 em todo o estado de Oklahoma, quando Trump obteve cerca de 949 mil votos.
Parscale também disse que os participantes do comício terão suas temperaturas medidas e receberão desinfetante para as mãos e uma máscara na entrada.
Apoiadores começam a se reunir 48 horas antes do evento
Trump disse hoje no Twitter que um “grande público e filas já [estão] se formando em Tulsa. Minha campanha ainda não começou. Começa na noite de sábado em Oklahoma!”.
Eleitores do presidente cantam músicas de campanha na porta do BOK Center enquanto aguardam o evento de amanhã.
Welcome to #Tulsa. People are already in line. Also, re-election songs. #MSNBC pic.twitter.com/P96d1HeMbD
— Cal Perry (@WarehouseCal) June 18, 2020