O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, participou do programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (11). Entre os temas abordados na sabatina feita por jornalistas, o ministro criticou o “tom antidemocrático” das manifestações populares que apoiam o presidente Jair Bolsonaro e protestam contra a interferência do STF em decisões dos outros poderes, o Executivo e o Legislativo.
Toffoli declarou que, em tempos de ataques ao Supremo Tribunal Federal e seus integrantes, é a sociedade quem tem o papel de demonstrar seu apoio às instituições democráticas e fazer a defesa da corte.
O ministro disse que instaurou um inquérito para combater as “fake news” contra integrantes do Supremo no começo de março.
“A sociedade tem que defender o Supremo. Não existe democracia sem imprensa e Judiciário livres”, afirmou Toffoli.
Quanto às críticas do povo brasileiro contra a interferência do STF no poder Executivo e Legislativo, segundo o presidente do STF, o Judiciário se vê obrigado a definir questões por falhas de outros poderes.
Ao tratar sobre a profusão de decisões liminares relacionadas a ações sobre a pandemia, Toffoli rebateu críticas de ingerência em questões políticas e defendeu o poder de cautela geral da corte constitucional.
“Mais importante do que analisar ou não a questão, afirmou, é levá-la rapidamente para o Plenário. O problema é a pauta congestionada”, disse Toffoli.