Equipe econômica do governo Trump procurou reduzir as expectativas de curto prazo sobre a economia americana, neste último final de semana, prevendo que o desemprego no país aumentará no segundo trimestre, mas prometendo uma recuperação histórica já na segunda metade de 2020.
“Os números relatados provavelmente vão piorar antes de melhorar, mas é por isso que estamos focados na reconstrução da economia”, disse o secretário do Tesouro Steven T. Mnuchin no “Fox News Sunday”. “Teremos um terceiro trimestre melhor. Teremos um quarto trimestre melhor. E o próximo ano será um ótimo ano. ”, disse o secretário.
A taxa de desemprego nos Estados Unidos subiu para 14,7% em abril, alcançando o pior patamar desde a Grande Depressão, resultado do fechamento econômico determinado por governos estaduais e locais em resposta à pandemia do coronavírus. O consultor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, alertou no domingo que os americanos devem esperar mais notícias ruins por pelo menos mais um mês, com a taxa de desemprego podendo atingir 20% em maio ou junho, já que os pedidos iniciais de seguro-desemprego são de cerca de três milhões por semana.
Hassett disse que espera uma melhora no cenário econômico em meados do verão, citando a previsão do Escritório de Orçamento do Congresso de um forte retorno no segundo semestre.
“Eu acho que no meio do verão é quando começaremos a fase de transição, e então espero que até a segunda metade do ano, a previsão da EOC estando certa, teremos um crescimento muito forte no terceiro e quarto trimestres ”, afirmou.
A velocidade dessa recuperação pode depender da rapidez com que os governadores reabram suas economias, um movimento que até agora variou muito de estado para estado.