O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse que a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal começará a ser paga na próxima semana. A afirmação foi nesta quinta-feira (7), em coletiva no Palácio do Planalto.
A previsão é que a partir desta sexta-feira (8) seja divulgado pelo governo o calendário de pagamento dos auxílios.
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, prometeu que o pagamento do segundo lote do auxílio emergencial será “mais eficiente”.
“O segundo lote será feito de maneira muito mais eficiente, porque já temos a base das pessoas que receberão [os pagamentos]. Uma parte relevante do que a gente estava pagando eram pessoas que a gente ia montando dentro da base de dados. E, para não esperar um mês para começar a pagar, fomos pagando as pessoas sendo analisadas”, afirmou.
A ordem de pagamentos continuará a ser feita de acordo com o mês de aniversário do trabalhador, mas em vez de dois meses em um dia, como foi na primeira parcela, cada dia de pagamento será reservado para um mês de nascimento, diminuindo o número de beneficiários liberados para o saque.
De acordo com a Caixa, mais de 96 milhões de pessoas pediram o auxílio emergencial. Destas, 50 milhões tiveram o benefício concedido e cerca de 12 milhões estão passando por nova análise.