O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), órgão do Poder Executivo Federal, vai investir, por meio do Programa Água Doce, o total de R$ 33,2 milhões na instalação de 170 sistemas de dessalinização no semiárido pernambucano. A medida beneficiará mais de 60 mil pessoas de 21 municípios. São famílias que moram em áreas rurais e convivem com a escassez de água.
O convênio com o governo do Pernambuco prevê a recuperação, implantação e gestão de sistemas de dessalinização em comunidades pré-selecionadas por meio de critérios técnicos. Foram contemplados os municípios de Águas Belas, Iati, Itaíba, Manari, Paranatama, Venturosa, Alagoinha, Caetés, Capoeiras, Cumaru, Frei Miguelinho, Jataúba, Riacho das Almas, Salgadinho, Sanharó, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Afrânio, Dormentes, Santa Cruz e Trindade.
O programa do Governo Federal é uma política permanente de acesso ao abastecimento de água para o consumo humano, por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. Para isso, são implantados sistemas de dessalinização – necessários considerando os índices de salinidade em 70% dos poços da região.
O MDR entregou, desde o ano passado, 221 sistemas dessalinizadores. Mais de 88 mil pessoas são atendidas pelas novas estruturas em Alagoas, na Bahia, Paraíba, no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.