A economia dos EUA encolheu 4,8% no primeiro trimestre de 2020 devido ao coronavírus, essa é a maior contração econômica desde a Grande Recessão .
Mais de 26 milhões de trabalhadores americanos já solicitaram seguro-desemprego nas últimas semanas, o que revela uma onda sem precedentes de demissões.
A maioria dos economistas espera uma queda maior na atividade econômica no segundo trimestre, devido ao fechamento da economia em abril.
Segundo estimativas do governo americano, que já esperava por essa queda nos dois primeiros trimestres, a economia americana deve mostrar sinais significativos de recuperação no terceiro e quarto trimestres, quando a maior parte do país já deve estar recolocado num quadro de normalidade.
O presidente Donald Trump acredita numa recuperação em forma de “V”, com uma subida tão vertiginosa quanto a queda atual. Alguns economistas apostam também num ritmo de crescimento econômico maior no período pós- pandemia em comparação com período anterior à pandemia, com setores querendo compensar o tempo perdido e com a confiança em alta do consumidor com o retorno à normalidade.