O presidente Donald Trump anunciou nesta terça-feira (21) que o governo americano proibirá temporariamente a emissão de documentos de residência permanente, popularmente conhecidos como “green cards”, para quem estiver planejando se mudar pra o país nos próximos 60 dias.
A medida deve afetar sobretudo familiares de cidadãos americanos e trabalhadores estrangeiros que desejam se mudar para os EUA nos próximos 60 dias. A proibição será imposta por meio de uma nova ordem executiva que pode ser assinada pelo presidente amanhã.
A suspensão imigratória foi anunciada pela primeira vez por Trump em um tuíte em seu perfil pessoal na segunda-feira à noite no qual ele disse que a medida é projetada para conter o fluxo de imigração em um momento em que dezenas de milhões de americanos perderam o emprego como resultado da pandemia de coronavírus.
O pedido não impedirá que estrangeiros venham para os EUA com vistos temporários para trabalho ou viagem. Essa categoria inclui os vistos H-1B, que hoje permitem que mais de 85.000 estrangeiros altamente qualificados venham para os EUA por pelo menos três anos para trabalhar. A ordem deve isentar imigrantes sazonais que vêm aos EUA anualmente para trabalhar em fazendas.
A ordem é menos restritiva do que muitos inicialmente esperavam, como um bloqueio total na emissão de qualquer visto imigratório.
O Escritório de Assessoria Jurídica do Departamento de Justiça recebeu um rascunho da ordem executiva e está analisando sua forma e legalidade, normalmente uma etapa final antes da adoção da política.
O presidente disse que novas ordens executivas sobre o tema podem ser assinadas no futuro, assim como a atual ordem poderá ser estendida se for necessário.