O Ministério da Saúde enviou, nesta quinta-feira (16), os primeiros profissionais de saúde voluntários da Força Nacional do SUS para reforçar o atendimento em Manaus. A equipe é composta por 5 médicos e 12 enfermeiros de seis estados diferentes.
A capital do Amazonas está com a capacidade de atendimento hospitalar próximo ao limite, devido à pandemia da COVID-19. Os voluntários participaram, nesta quarta-feira (15), no Hospital Universitário de Brasília de treinamento com foco em noções de proteção profissional.
“Esses profissionais foram selecionados e irão representar o Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS, no apoio ao combate da COVID-19. Eles estarão à disposição da Secretaria de Saúde e atuarão nos hospitais de referência do Amazonas. O gestor local definirá onde esses profissionais podem ajudar”, disse Adriana Melo Teixeira, diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência do Ministério da Saúde.
Esse é o primeiro envio de profissionais que o Ministério da Saúde faz para auxiliar os estados e os municípios nas ações de enfrentamento ao coronavírus.
A medida visa aumentar a capacidade de atendimento à população em decorrência da pandemia.