Nesta última quarta-feira (8), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou que o Brasil teve o registro do primeiro caso de um preso com Covid-19. O caso registrado foi de um preso que cumpre pena no regime semiaberto no Pará, segundo informações do portal Pleno News.
De acordo com Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará, o detento, que não teve a identidade revelada, cumpre pena no Centro de Progressão Penitenciário do Pará, em Belém, e apresentou sintomas leves ao voltar à unidade.
O plano de contingência do sistema prisional do estado foi acionado e o homem foi transferido para uma unidade, onde será isolado para cumprir a quarentena prevista pelas autoridades sanitárias do estado.
Os internos que tiveram contato com o interno serão monitorados e avaliados por uma equipe médica e, havendo suspeita de gripe, serão postos em quarentena em outro pavilhão.
“Hoje veio a notícia do primeiro preso infectado. Foi identificado no Pará. Isso porque era um preso no semiaberto, saiu temporariamente e voltou. Começou a apresentar sintomas, fez um teste e hoje confirmou a infecção. Mas é o único caso conhecido, pelo menos até o momento. Pela experiência mundial, o número de infectados é pequeno dentro da população prisional”, disse Moro durante transmissão ao vivo nas redes sociais, a convite da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
As visitas no sistema prisional federal estão suspensas desde 15 de março.