Será lançado nesta terça-feira (7) o aplicativo “Caixa Auxílio Emergencial” para trabalhadores informais se cadastrarem para receber a quantia de R$ 600 anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Mas atenção: não é todo mundo que precisa fazer o cadastro. O aplicativo será destinado a trabalhadores informais que ainda não têm nenhum tipo de cadastro no sistema de programas sociais do governo.
Imagem: App disponibilizado pelo governo para trabalhadores que não possuem cadastro no sistema de programas sociais.
Quem já está no Cadastro Único (CadÚnico) e quem já recebe o benefício do Bolsa Família não precisam baixar o aplicativo porque já tem os dados cadastrados no sistema do governo, que deve anunciar os próximos passos ao longo desta semana.
Se algum trabalhador já cadastrado no CadÚnico tentar se inscrever na plataforma, receberá uma mensagem dizendo que não há necessidade de finalizar a inscrição.
Maiores detalhes serão divulgados ao longo desta terça-feira (7). O Conexão Política, em nome do interesse público, está fazendo a cobertura total da medida econômica anunciada pelo governo federal.
Funcionamento
O benefício será depositado em contas poupança digitais, autorizadas recentemente pelo Conselho Monetário Nacional, e poderá ser transferido para qualquer conta bancária sem custos.
Quem não tem conta em bancos poderá retirar o benefício em casas lotéricas. O próprio aplicativo, ao analisar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) , verificará se o trabalhador cumpre os cerca de dez requisitos exigidos pela lei para o recebimento da renda básica.
Bolsa Família
O terceiro grupo é formado pelos beneficiários do Programa Bolsa Família, que não precisarão baixar o aplicativo. Segundo Lorenzoni, eles já estão inscritos na base de dados e poderão – entre os dias 16 e 30 – escolher se receberão o Bolsa Família ou a renda básica emergencial, optando pelo valor mais vantajoso.
O ministro da Cidadania lembrou que o benefício de março do Bolsa Família terminou de ser pago no último dia 30. Para ele, o pagamento do novo benefício a essas famílias antes do dia 16 complicaria o trabalho do governo federal, que ainda está consolidando a base de dados, de separar os grupos de beneficiários.
Outro aplicativo
Além da ferramenta para o cadastro de trabalhadores autônomos, a Caixa lançará um aplicativo exclusivo para o pagamento da renda básica emergencial.
Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, esse segundo aplicativo funcionará de modo semelhante ao do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), permitindo escolher uma conta bancária para o recebimento ou optar pelo saque em casas lotéricas.